Que importância tem o sono? Porque temos de dormir? É inquestionável que necessitamos de dormir para viver e que é uma necessidade básica e insubstituível – de outra forma porque passaríamos 1/3 das nossas vidas a dormir? Então porque deixámos nós de o fazer? 


Dormimos por múltiplas razões e sabemos atualmente que o sono é fundamental no processo de restauração, de conservação de energia e de consolidação de memória. E começámos a dormir menos porque nos foram dadas condições que nos permitiram continuar acordados quando deveríamos estar a dormir. Em primeiro lugar, o surgimento da luz elétrica que permitiu ser dia 24 horas por dia. Surgiu assim a oportunidade de continuarmos a trabalhar até depois do sol se pôr. A sincronização com o sol, que até então existia de forma inultrapassável, é fundamental para dormirmos bem.


E depois de quebrarmos uma relação de milhares de anos com o sol passámos a atribuir uma conotação negativa ao ato de dormir seja por considerarmos uma perda de tempo, uma manifestação de preguiça ou até mesmo colocada em causa a sua necessidade para a vida normal. Thomas Edison ao defender a diminuição do tempo total de sono criou a ideia da escolha simples que todos deveríamos fazer entre o trabalho produtivo e o descanso improdutivo. Quatro horas de sono seriam mais do que suficientes forçando a mesma restrição aos seus empregados. Fazia entrevistas de trabalho às 04h00m da manhã e chegou mesmo a afirmar “There is really no reason why men should go to bed at all”, em 1914.

A primeira grande campanha de marketing contra o sono teve então início.

Comentários

Mensagens populares deste blogue